Atalho do Facebook

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Aprenda a Dizer Não - E Viva Melhor!


Todos atravessamos momentos na vida nos quais precisamos parar um pouco, respirar e tentar ordenar os pensamentos, a fim de recuperar o equilíbrio.
Você tem vivido uma fase dessas? Que bom! Olhando bem, talvez descubra que, ao assumir problemas e responsabilidades que não são suas, transformou seu dia-a-dia em confusão; envolveu-se em situações delicadas. Agora, tenta encontrar soluções e não consegue - pudera: elas não dependem de você!
Essa mania de grandeza, esse ego imenso que todos carregamos, nos impede de enxergar nossos limites.
Sentimo-nos constragidos de dizer 'não' por julgarmos a negativa como ofensa grave quando, na verdade, ela apenas significa recusar algo que não desejamos/podemos fazer. Claro: se alguém nos pede um favor e sentimos vontade/possibilidade de fazê-lo sem nos prejudicar, pode ser algo bom. Faz bem à nossa alma. Mas ajuda é coisa muito delicada, a ser praticada com inteligência para dar bom resultado. Afinal, muitas pessoas preferem pendurar-se nos outros, evitando, assim, assumir a responsabilidade pela própria vida.
Quando alguém com esse perfil se aproxima solicitando algo, nos sentimos incomodados e sem nenhuma vontade de atender. Então, sem coragem para usar de sinceridade – e essa seria a ajuda mais indicada! - tornamo-nos reticentes. Tentamos enrolar em prol de comprovar o quanto somos bondosos. Mesmo pretendendo não atender, prometemos ajudar. Resultado? Candidatamo-nos a futuras e inevitáveis cobranças.
Para agravar, em nosso país, é cultural a obrigação de ajudar os outros. Fica feio você recusar. Por esse motivo, há muita gente esperando tudo dos outros, colocando-se na posição de vítima, o que impede qualquer realização de progresso. Pois crer que os outros podem resolver todos os seus problemas é viver na ilusão. Para se defender da desilusão, você precisa enfrentar seu orgulho com coragem e dizer a verdade. Adote uma postura e fará com que a pessoa entenda que ela pode fazer a sua parte – e possui meios para isso!
Diga-lhe que basta olhar as pessoas que estão bem, que conquistaram uma vida melhor para descobrir que andaram com as próprias pernas para chegar onde estão. Conhecer nossos limites não é diminuir nossas reais qualidades, mas controlar nossas pretensões. Desejar ser mais e melhor do que é só aumenta o estresse. Assumir mais compromissos do que é capaz de realizar torna sua vida um inferno, impede que você cuide como se deve do que realmente é de sua responsabilidade.
Cuidar de você é sua principal missão. Por isso, analise suas atitudes. Não para se autocriticar, mas para reconhecer seus pontos fracos e, com paciência e especialmente bom senso, tentar reorganizar sua vida de maneira mais harmônica. O primeiro passo será desvencilhar-se de todos os compromissos que estão deixando você infeliz. Tenha coragem para assumir a sua verdade. Reconheça que exagerou e deixe que os outros cuidem da própria vida. Você pode até dar apoio moral, mas sem fazer a parte que cabe a eles no processo.
A partir disso, terá mais tempo livre. Para conhecer-se melhor, descobrir suas fontes de prazer para encontrar a alegria de viver – que sempre aparece quando você fica no presente, reconhecendo o que já tem de bom. Rodeie-se de coisas belas, mesmo singelas e simples. A alegria é tônico da alma. Reserve um tempo para ficar sem fazer nada, relaxando... Ou para dedicar-se a algo que gosta muito, acreditando estar tudo bem em sua vida e que forças positivas do universo cuidam das coisas que não dependem de você. Reaja, sua vida pode e deve ser muito melhor do que é!

Zíbia Gasparetto
 Meus amigos(as) desejo a todos um ótimo Dia.
Muita Paz para todos.
Força Sempre
Claudio Pacheco

4 comentários:

  1. É isso aí Pachecão mandou bem...
    Adorei!!!
    É muito difícil mesmo em nossa cultura... as pessoas preferem um sim falso a um não verdadeiro.
    Seu artigo está muito bom do começo ao fim.
    Se cada um começar a cuidar melhor de si mesmo, se amar mais, se curtir mais...para depois olhar para os outros...até porque se você está bem pode contagiar mais um e mais um... e se você está mal serão dois, três, quatro...infelizes. Ou seja, as pessoas vão viver muito melhor quando seguirem o conselho desse artigo: Aprender a dizer NÃO! Quando o sim estiver acima de suas forças.

    Grande abraço:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado pelo esse ótimo comentário por dizer sim já entrei em cada furada, mas a gente aprender com o tempo, como se diz nunca e tarde para aprender.
      Tenha um ótimo fds.
      Abs:
      Claudio Pacheco

      Excluir
  2. Claudio..Ótimo jeito de começar o dia dizendo não.Só que as vezes não é tão fácil de dizer não, pelo menos para mim.
    Tenho um coração generoso e dizer não as vezes magoa, então prefiro desculpar e continuar perpetrando o sim.
    Hoje em dia estou me complicando por ser muito boazinha.
    Quem sabe um dia acorde dizendo um não para certas pessoas quais pensam que sou ingênua.
    Aprendendo uma lição de cada vez com seus textos.
    Desejando um lindo dia.
    Um grande abraço.
    ClaraSol

    ResponderExcluir
  3. Clara e com disse para minha amiga Alessandra por dizer sim já entrei em cada uma quem nem lhe falo, agora pelo( sim ou não) estudo a situação o coração da gente sabe quando dizer sim.
    Abs:
    Claudio Pacheco

    ResponderExcluir