Atalho do Facebook

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Quando Busca Terapia

Muitas pessoas pensam que só se busca terapia quando se está doente, quando se tem fobias, depressão, dificuldades de relacionamento, ou outro problema desta ordem. Mas a psicoterapia é indicada para qualquer pessoa "normal" e que queira gozar de uma vida mais plena, através de seu crescimento como ser humano e compreendendo melhor o mundo à sua volta e sua interação com ele.

A psicoterapia é indicada para pessoas que querem se conhecer mais profundamente, descobrir seu verdadeiro EU, e ser o que se quer (realmente) ser. A terapia é um processo rumo a si mesmo, ou seja, o "vir a ser", descobrir quem somos, porque somos assim, e o que queremos de verdade, quais nossas motivações mais íntimas, sem máscaras, enfim, evoluir como seres humanos.

Nossa vida cotidiana nos oferece ameaças a todo momento, e para nos defendermos delas, criamos formas de viver através de máscaras, fachadas, verdadeiras ficções nas quais vivemos iludidos. Desta forma, somos um estranho para nós mesmos.

Na terapia, emergimos ao desmontarmos essas defesas e iniciamos um processo em direção ao nosso verdadeiro Self, através de uma abertura a novas experiências, confiança nas respostas que surgem de si mesmos, deixamos de ser levados pelas forças externas, e iniciamos um processo de crescimento e amadurecimento emocional e psíquico por uma referência interna, única e pessoal.

Isso é autoconhecimento, evolução, reforma íntima. O paciente tem na terapia um espaço de experimentação, um espaço seguro onde pode, através da interação com o terapeuta, explorar seus "pontos cegos", e enxergar sua atitudes e as motivações pessoais destas, através da análise profunda de si mesmo.

Padrões de comportamento que se repetem, dificuldades em certas áreas da vida e que nunca conseguimos mudar, e mesmo que saibamos disso (racionalmente), acabamos por repetir constantemente sem conseguir mudar.

A melhoria e elevação no grau de auto-estima, de confiança em si mesmo e a segurança em tomar decisões por si mesmo são os objetivos conquistados pela terapia.

Um trabalho de autoconhecimento e "reforma íntima", produtivo é sempre recompensador.

Roberto Dantas
Meus amigos(as) a todos um otimo Dia de muita Paz
Força Sempre
Abraços
Claudio Pacheco

2 comentários: