Atalho do Facebook

sexta-feira, 8 de junho de 2012

A Meditação


A meditação consiste num estado em que o seu corpo e mente estão conscientemente relaxados e concentrados. Os praticantes desta arte são mais conscientes, concentrados e focados, tendo também uma atitude mais positiva perante a vida.

A meditação é usualmente associada a monges, místicos e a outras disciplinas espirituais. Contudo, não é necessário que seja um monge ou um místico para desfrutar dos seus benefícios. E nem sequer precisa de estar num sítio especial para a praticar. Poderá até praticá-la no seu próprio quarto!
Como começar a meditar

Apesar de existirem diferentes visões da meditação, os princípios são os mesmos. Um dos princípios mais importantes é a remoção de todos os pensamentos obstrutivos, negativos e divagantes e fantasiar, acalmar a mente com o sentido profundo de concentração. Isto limpa a mente e prepara-a para a uma atividade de alta qualidade.

Os pensamentos negativos que você tem – sobre vizinhos barulhentos, colegas de escritório mandões, sobre a multa de estacionamento que recebeu, e todos os pensamentos indesejados – contribuem para a «poluição» da mente, e desligá-los permite a «limpeza» da mente para que se possa concentrar em pensamentos mais profundos, significativos e positivos.

Alguns dos praticantes conseguem abstrair-se de todas as recepções sensoriais – sem ver, sem ouvir e sem tocar em nada – e tentam desligar-se de tudo à sua volta. Você poderá focar-se num pensamento profundo, se for este o seu objetivo. Isto pode parecer um pouco ineficaz ao inicio, uma vez que estamos acostumados a ouvir e a ver constantemente, mas com a continuação deste exercício irá ficar mais consciente de tudo o que está à sua volta.
A escolha da posição para meditar

Se achar que as posições de meditação são demasiado difíceis – aquelas em que os praticantes arqueiam as costas de maneiras impossíveis, e contorções com aspecto doloroso – não precisa de se preocupar. O mais importante é que esteja numa posição confortável que permita a concentração, seja sentar-se com as pernas cruzadas, deitar-se ou até andar.

Se a posição lhe permitir relaxar e concentrar-se, é um bom ponto de partida. Se a posição que escolheu é estar sentado ou em pé, as suas costas devem estar direitas, mas não tensas ou rígidas. Noutras posições, o inconveniente é o perigo de adptar uma má postura ou adormecer. Roupas confortáveis e largas irão ajudar imenso no processo, uma vez que as roupas justas têm tendência a apertá-lo e a fazê-lo sentir-se tenso.
O local perfeito para meditar

O local onde medita deve ter uma atmosfera tranquilizadora. Pode ser a sua sala, ou quarto, ou qualquer sítio onde se sinta confortável. Se pretende realizar posições mais desafiantes (porque se sente mais concentrado dessa maneira, ou porque descobriu o contorcionista em si), será melhor adquirir um tapete de exercícios. Também poderá arrumar o local no sentido de o tornar mais confortável.

O silêncio ajuda a maioria das pessoas a relaxar e a meditar; se for o seu caso, procure um local calmo e isolado, longe do toque do telefone ou do barulho da máquina de lavar. A estimulação dos sentidos também o poderá ajudar, acender algumas velas aromáticas ou incenso talvez não seja má ideia.
Os mantras ou sons místicos na meditação

Aqueles monges que vê na televisão entoando aqueles cânticos monótonos estão, de fato, a entoar os seus mantras. Um mantra é, de uma forma simplificada, um pequeno credo, um som simples que, para estes praticantes, tem um valor místico.

Você não tem de entoar um mantra; contudo, é preciso ter em conta que concentrar-se em acções repetidas como respirar ou sussurrar ajudá-lo-ão a atingir um estado elevado de concentração. O principal é a concentração. Poderá também tentar focar-se num certo objeto ou pensamento, ou até, se mantiver os olhos abertos, focar-se apenas numa vista.

Um exemplo disto pode ser – mesmo num estado meditativo – dizendo para si mesmo cada parte do seu corpo e focando a sua concentração nessa mesma parte. Enquanto estiver fazendo isto, esteja consciente das tensões que podem existir em qualquer parte do seu corpo. Visualize mentalmente o alívio desta tensão.
Os riscos da meditação

No seu todo, a meditação é uma prática sem riscos relativos e os seus benefícios valem o esforço (ou o não esforço – relembre-se de que estamos a falar de relaxar). Os estudos mostram que a meditação traz efeitos psicológicos benéficos para o corpo. Por isso, num futuro próximo, quem sabe, esta prática mística e esotérica a que chamamos meditação se torne uma ciência em si.
Meus amigos(as) a todos uma otima  tarde  de muita Paz
Força Sempre
Abraços
Claudio Pacheco

2 comentários:

  1. acho que uma das melhores formas de meditar é fazendo sxo (a gente se desliga de TUDO, né?) ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shirley é verdade sim a gente desliga do mundo.Mas esse ato tem quer ser com alguém q realmente nos ame por completo, ai e muito legal sim duas almas se amando.
      Mas ficar um pouco com a gente mesmo e meditar, esquece literalmente de tudo deixa seus pensamentos soltos, e muito bom, no inicio pode parece bobeira mas depois com um tempo, vc ira passar a amar esses minutos q vc dedica-se a vc mesma
      Abraços
      Claudio Pacheco

      Excluir