sábado, 14 de janeiro de 2012

Abra as portas para o sucesso

Progresso interno e sucesso
Tudo o que nos acontece tem um propósito. E, por vezes, uma coisa leva a outra. Em vez de se fechar numa jaula e chorar os seus desgostos, vergonhas e fracassos, encare-os como ensinamentos e transforme-os nas ferramentas para o progresso interno e para o sucesso.
Lembro-me de ver o «Patch Adams» – é, de facto, um dos meus filmes preferidos. E é um ótimo filme que o irá ajudar a perceber melhor o que significa progresso interno e sucesso. No filme Hunter «Patch» Adams é um estudante de medicina que chumbou nos exames. Depois de meses a sofrer de melancolia, depressão e tentativas de suicídio, ele decide ir procurar ajuda médica, e interna-se voluntariamente num hospital psiquiátrico.
Os meses de estadia no hospital permitem-no conhecer vários tipos de pessoas. Pessoas doentes, de facto. Ele conhece um homem em estado catatónico, um deficiente mental, um esquizofrénico, entre outros. Patch acaba por descobrir formas de tratar a sua própria doença e recupera. Ele acorda uma manhã apercebe-se que, apesar do fracasso e da dor que sentiu, ainda quer ser médico. Adopta uma atitude positiva que o leva ao progresso e ao sucesso. Ele não só progrediu internamente, como melhorou a qualidade de vida dos que o rodeavam.
Será que ele teve sucesso? É escusado dizer que ele se tornou num dos melhores médicos do país. Quando é que o progresso interno se torna sinonimo de sucesso? Quando começamos? Aproveitem estes conselhos, meus amigos…
Pare de pensar e sentir como se fosse um autêntico fracasso, porque não o é. Como podem os outros aceitá-lo, se você não se aceita a si próprio?
Quando vir celebridades e modelos na televisão, não sinta pena de si mesmo. Aceitar-se a si mesmo não tem a ver com ter longas e esbeltas pernas ou belos abdominais. Concentre-se na beleza interior.
Quando se deparar com alguém que se sente em baixo e desiludido com ele próprio, ajude-o a recuperar. Não fique em baixo como ele, ou irá puxá-lo para o fundo e ficarão ambos a sentir-se inferiores.
O mundo é uma sala de aulas. Não se sinta estúpido e condenado para sempre só porque falhou num teste de ciências. Existe sempre uma próxima vez. Trabalhe para progredir internamente. Faça uma coisa de cada vez. Não espere passar de ovelha negra a popular num estalar de dedos. O progresso interno leva tempo.
O progresso interno resulta da estabilidade interior, do desenvolvimento de personalidade e leva ao… SUCESSO. Este advém da auto-confiança e da auto-estima.
Estabeleça objectivos significativos e alcançáveis. O progresso interno não significa tornar-se uma réplica da Cameron Diaz ou do Ralph Fiennes, devendo ter objectivos que resultem num “EU” melhor. Pode ser uma boa altura para aprender a alcançar os objectivos a que se propôs.
Pequenas coisas significam MUITO para outras pessoas. Por vezes, não nos apercebemos que as pequenas coisas para nós, como uma palmada nas costas, dizer «olá» ou «bom dia» ou dizer ao Sr. Joaquim coisas como «adoro a sua gravata!» são coisas simples que significam muito para os outros.
Quando apreciamos as coisas e as pessoas à nossa volta, também nos tornamos belos para elas. Embora você tenha vontade de aceitar a mudança e progredir, isso não que dizer que todos a tenham. O mundo é um lugar onde se encontram pessoas de diferentes valores e atitudes. Por vezes, mesmo que pense que você e o seu melhor amigo gostam de fazer o mesmo, ele pode não estar disposto a progredir internamente.
Devemos sempre lembrar-nos que não existe sucesso de um dia para o outro. É sempre um sentimento agradável observar aquilo que já tem e pensar que, um dia, já ansiou por isso. Uma ótima frase diz que «Quando o estudante estiver preparado, o professor irá aparecer». Todos nós estamos aqui para aprender. Os nossos pais, os professore da escola, amigos, colegas, vizinhos… são todos nossos professores.
Quando você abre as portas para o progresso interno, aumenta as hipóteses de atrair para a sua vida todo o sucesso que sempre desejou.
Meus amigos(as) desejo a todos uma ótima Noite repleta de paz.
Abraços a todos
Claudio Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário