"Vida é insegurança. Cada momento é um mover-se para uma insegurança cada vez maior. É um jogo. Nunca se sabe o que vai acontecer. E é belo que não se saiba. Se fosse previsível não valeria a pena viver.
Se tudo fosse como gostaríamos, se tivéssemos certeza de tudo, não seríamos absolutamente homens, seríamos máquinas. Somente para as máquinas tudo é certo e seguro. O homem vive em liberdade. A liberdade necessita de insegurança e incerteza. Um verdadeiro homem de inteligência está sempre hesitante porque não tem nenhum dogma no qual se apoiar. Ele tem que olhar e responder.
Lao Tzu diz: 'Eu hesito e ando alerta na vida porque não sei o que vai acontecer. E não sigo nenhum princípio. Tenho que decidir a cada momento. Nunca decido de antemão. Tenho que decidir quando o momento chega'.
Então, é preciso estar pronto para responder. Isto é responsabilidade. Responsabilidade não é uma obrigação, não é um dever -é a capacidade de responder. Um homem que quer saber o que é a vida tem que ser responsivo.
...Se você estiver buscando segurança e certeza, os seus olhos se fecharão. E cada vez você se surpreenderá menos e perderá a capacidade de se maravilhar, terá perdido a religião. Religião é a abertura de um coração maravilhado, é a receptividade para o mistério que nos circunda..."
OSHO - A arte de morrer.
Meus amigos(as) desejo a todos um ótimo Dia.
Muita Paz para todos.
Força Sempre
Claudio Pacheco
Bom dia Claudio.
ResponderExcluirNossa amigo, a morte é um assunto que não gosto de adentrar.
Óbvio que a gente não tem escolhas, mas se vai morrer que seja tardia, que não se ofereça pra visita e que não atravesse meu caminho. Não tem arte de morrer o que tem é a morte sem arte, pois a gente parte e não a ver.
Seu texto perfeito e eu tentando filosofar quando não sei nem aceitar a arte de morrer.
Agradeço por ter partilhado.
Desejando um formidável final de semana.
Abraços sempre.
ClaraSol
Clara vc já tem a resposta.
ExcluirA vida é viver a vida é aproveitar cada instante, nunca se sentir só.
Por que viver já é a essência do seu eu é sentir prazer em um simples ato como respirar, olhar ao seu redor e sentir o perfume, sabor e poder repartir dando a vida à outra. É aproveitar os bons momentos, compartilhar com quem a gente ama e parar de se importar com o que não nos faz falta, pois viver é tudo.
A vida é viver o agora.
Abraços sempre.
Plagie de vc.... rsrsrs
Obrigado Clara...
ResponderExcluirApenas viva cada momento da sua vida...
Abs