Um ancião índio norte-americano certa vez descreveu seus conflitos internos da seguinte maneira: "Dentro de mim há dois cães. Um deles é cruel e mau. O outro é muito bom. Os dois estão sempre brigando". Quando lhe perguntaram que cão ganhava a briga, o ancião parou, refletiu e respondeu: "Aquele que eu alimento mais freqüentemente". Esta parábola aplica-se, sobre tudo, quando a questão é como lidar com nossos conflitos interiores, com aquilo que é contraditório dentro de nós como os nossos sentimentos, emoções, hábitos e valores.
Quantas vezes você já se sentiu agoniado em relação a sentimentos conflitantes dentro de si? Quanto você já se desgastou ao ter que optar entre aquilo que lhe era permitido fazer, em contradição ao que você deveria fazer? Pois é, ter clareza de sentimentos talvez seja o primeiro passo alojar dentro de si o equilíbrio necessário para tomar decisões conscientes e promissoras. A ninguém é dado obter paz de espírito se, por exemplo, vive a alimentar-se de raiva ou mágoa, se passa o tempo a guardar dentro de si insatisfações ou frustrações, posto que, estes são elementos extremamente nocivos e autodestrutivos.
Por ignorarmos que somente encontraremos soluções sólidas quando nos permitirmos observar com maior isenção a nós mesmos e nos responsabilizarmos pelos nossos acertos ou desacertos, temos o hábito de preguiçosamente procurar fora de nós a explicação para nossos desconfortos e fracassos. Porém, o aprendizado consciente nos revela que, se pretendemos instaurar em nós harmonia duradoura, serenidade e paz, não há outro caminho senão o de alimentar o que há de melhor em nosso próprio interior. Explorar a fundo nosso ser em busca de nossos melhores valores e qualidades é tarefa intransferível, trazer à nossa mente a clareza de bons propósitos é fundamental para nutrir com freqüência nossa polaridade positiva e motivar nossas ações tornando-nos, assim, aptos a sermos vencedores no bom e salutar combate da vida.
Boa Reflexão para você.
Willes da Silva
Meus amigos(as) desejo a todos um ótimo Dia.
Muita Paz para todos.
Força Sempre
Claudio Pacheco
Nenhum comentário:
Postar um comentário