"Quando percebemos que alguém está nos atacando, em geral, partimos para a defesa e encontramos uma forma, direta ou indireta, de revidar. O ataque sempre nasce do medo e da culpa. Ninguém ataca, a não ser que se sinta ameaçado e acredite que, com essa atitude, vai conseguir demonstrar sua força, à custa da vulnerabilidade do outro. Na verdade, o ataque e uma forma de defesa e, como todas as formas de defesa destinadas a manter a culpa e o medo fora da nossa consciência, ele, na verdade, alimenta o problema. A maioria de nós apega-se á crença de que atacar pode realmente nos dar algo que queremos. Parece que esquecemos que atacar e defender não trazem paz interior.
Para sentir paz em vez de conflito, é necessário mudar a nossa percepção. Em lugar de ver os outros nos atacando, podemos vê-los com medo. sempre estamos expressando Amor ou medo. O medo é, na realidade, um pedido de ajuda e, por conseguinte, um convite ao Amor. Aí então fica evidente que, para sentir paz, somos obrigados a reconhecer que temos uma opção de determinar o que percebemos.
Muitas de nossas tentativas de corrigir os outros, mesmo quando acreditamos estar fazendo uma crítica construtiva, são realmente tentativas de atacá-los, demonstrando o quanto estão errados e o quanto estamos certos. Seria conveniente examinarmos nossas motivações. Estamos ensinando o Amor ou realizando um ataque?
Quando os outros não mudam de acordo com as nossas expectativas, em geral os consideramos culpados e, desse modo, reforçamos nossa crença na culpa. a paz da mente provém da atitude de não querer mudar os outros, mas de simplesmente os aceitar tais como são. A verdadeira aceitação nunca faz exigências, nem tem expectativas.
Só conseguimos a paz interior quando praticamos o perdão. Perdoar é libertar-se do passado e constitui, portanto, o meio de corrigir as concepções equivocadas".
Trecho do Livro "Amar é libertar-se do medo", Gerald Jampolsky
Meus amigos(as) desejo a todos uma ótima Noite.
Muita Paz para todos.
Força Sempre
Claudio Pacheco
Olá Claudio.
ResponderExcluirBom dia amigo.
Mas por que agredir uma pessoa, só por que está nos atacando. Eu prefiro de uma forma adulta cortar este mal a tratando bem e desta forma obtenho de uma forma astuta de desarmar a pessoa. É óbvio como já tenho citado em comentários quais faço sempre na rede, que nunca darei a outra face esperando ser estapeado de volta, pois não nasci Cristo. Assimilo que esta seja a melhor maneira de se neutralizar uma pessoa qual gosta qual investe por instinto da sobrevivência, pois sempre estará armada não importa como você a aborde, ela pensa que vai conflitar com ela a qualquer momento.
Abraços sempre.
ClaraSol